riscos no ambiente de trabalho

CONTROLANDO OS RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

CONTEXTO DE ACIDENTES DO TRABALHO NO BRASIL E DO CONTROLE DE RISCO

 

O Brasil é um dos países com a maior taxa de acidentes no mundo. Estima-se que são mais de 500 mil por ano. Esses milhares de acidentes do trabalho causam enorme prejuízos em todas as camadas da sociedade. O trabalhador com certeza é o mais prejudicado, por que além das dores causadas pelo acidente e dos danos psicológicos e materiais para sua família, ele ainda pode sofrer consequências irreparáveis tais como: incapacidade temporária e permanente para o trabalho e óbitos. A empresa sofre pelos aspectos psicológicos causados pelo acidente e pelas perdas materiais. E a sociedade pelas reparações em caráter social que terá que aportar para auxiliar o empregado.

Acreditamos que todos profissionais de SSMA estão muito habituados e conhecem todas as justificativas para implantar um PGR – Programa de Gerenciamento de Risco robusto em suas áreas de atuações. O PGR é o passo mais importante no controle dos riscos de acidentes, doenças ocupacionais e perdas materiais, pois sem ele não temos as medidas de mitigações e correções corretas. Comparando com outra atividade, é como “um médico receitar um medicamento ou um tratamento, sem diagnosticar seu paciente. Para dar o medicamento correto, o médico necessita conhecer a doença”.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA CONTROLAR OS RISCOS EM SEU NEGÓCIO?

Como parte do Gerenciamento de Segurança e Saúde de seus negócios, você deve controlar os riscos nos ambientes de trabalho. Para fazer isso, você precisa pensar no que poderá causar danos às pessoas, bem como para controlar as perdas e decidir se está tomando as medidas razoáveis para evitar tais danos.

Isso é conhecido como avaliação de perigos e riscos e é obrigatório ser realizado (Nova NR-01).

Uma avaliação de riscos não pode criar “grande quantidade de papelada”. Seu objetivo principal é identificar as causas, as consequências e as medidas sensatas para controlar os riscos em seu local de trabalho.

Pense em como os acidentes e as doenças ocupacionais podem ocorrer e se concentre nos riscos reais (aqueles que são mais prováveis e que causarão mais danos).

Para alguns riscos, outras legislações e/ou normas exigem medidas de controle específicas. Sua avaliação risco pode ajudá-lo a identificar onde você precisa empreender maior esforço para examinar certos riscos e implementar medidas eficazes.

COMO AVALIAR OS RISCOS NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

  • Identifique os perigos e riscos presentes no ambiente de trabalho.
  • Decida quem e como pode ser prejudicado.
  • Avalie os riscos (gradue a probabilidade X severidade) e decida as medidas de corretivas e de precauções.
  • Registre suas avaliações.
  • Revise sua avaliação e atualize, sempre que necessário.

 

SAIBA AVALIAR SEUS RISCOS

A Vicenzi Santiago se associou à Flat Lux para assessorar clientes de ambas as empresas a implementar suas tarefas de gerenciamento de risco usando uma solução inovadora, a plataforma do RISKID.

RISKID é uma solução 100% online, fácil e colaborativa, onde você pode economizar até 60% do tempo na análise de seus riscos em comparação com outras ferramentas.

Quer sair na frente? Prepare seu budget e implemente a melhor ferramenta, de forma estratégica e principalmente, com a colaboração de todos.

>Vamos tomar um café virtual? Podemos explicar como tudo isso pode funcionar para sua empresa!

55 11 4081-1039 |

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy