Assessoramento no desenho, implementação e auditoria de processos e sistemas de controles internos com base no COSO. O trabalho da Vicenzi Santiago tem como foco as melhores práticas de mercado e é construída com base em análises técnicas que buscam efetividade e uniformidade com a regulamentação e regras que reduzem fraudes, ineficiências, possíveis erros e crises corporativas.
Abaixo seria bom falarmos um pouco sobre cada ponto e como você trabalha esses itens, me manda o básico que dou uma incrementada.
Auditoria de processos e sistemas de Controles internos
Mapeamento de Processos de Negócios e de Tecnologia
- Mapeamento dos processos críticos de negócios e de TI (segregação de funções, controle de acessos, gestão de mudanças, atualização de sistemas) e identificação de riscos às demonstrações financeiras entre outros.
Desenho da cadeia de valor
- Construção do plano de gerenciamento de riscos e controles internos baseados nos processos críticos e na cadeia de valor de Porter.
- Identificar riscos e controles relacionados com as entradas (fornecedores) e saídas (clientes)
Avaliação do ambiente de controle interno
- Diagnóstico da maturidade do ambiente de controle interno da organização e recomendações com base em melhores práticas
Desenho de controles
- Apoiar a administração da definição e implementação de controles internos
Auditoria de Controles (Testes de eficácia)
- Além de serem efetivos para mitigar os riscos associados, o custo do controle tem de ser inferior ao risco mitigado para que seja eficaz.
- Com metodologia própria apoiamos a organização a medir e reduzir o custo total de gestão de riscos, associando as diversas medidas de mitigação, aceitação e transferência de riscos da organização, em linha com seu apetite por riscos.
Políticas e Narrativas de Processos
- Descrição de políticas e processos internos (ex: para SOX e requerimentos de auditoria e qualidade)
Otimização e melhoria de controle e processos de negócios
- Mapear processos para identificar riscos críticos, reduzir e simplificar atividades e identificar oportunidades de melhoria e automatização.